V-Ray X LumiOn veja as diferenças
Atualizado: 25 de jan. de 2021
Você já deve ter se perguntado: V-Ray ou Lumion, qual seria o melhor renderizador? Pensando nesta dúvida que vários estudantes e profissionais têm, vamos analisar os pontos positivos e negativos de cada uma destas ferramentas, para você ter mais clareza em qual deve investir.
Tipos de render: As opções de renders no V-Ray são imagens estáticas, no LumiOn você tem a opção de fazer imagens e animações.
Tempo de Render: O tempo de render no V-Ray é muito alto e inflexível para pequenas e rápidas alterações, no LumiOn você não precisa esperar tanto, pois ele trabalha com render é em tempo real, evitando perder tempo com inúmeros testes.
Cenas internas: o V-Ray tem realismo tanto para cenas internas e externas, por outro lado no LumiOn os renders internos tem um difícil alcance de realismo e exigem muito mais tempo de estudo.
Custo de licença: o V-Ray tem uma licença de aproximadamente 5 mil reais vitalícia + 30%/ano (atualizações), enquanto o LumiOn está custando cerca de 15 mil reais vitalícia + 5 mil/ano (atualizações).
Licença estudantil: o V-Ray tem uma licença estudantil perto de 730 reais/ano e o LumiOn não tem em seu site uma disponibilidade de licença estudantil facilmente e não está disponível para todos os países. Em nossas pesquisas, não fica claro se está liberado para o Brasil.
Bibliotecas nativas: o V-Ray tem uma ampla biblioteca de materiais nativa e o LumiOn uma ampla biblioteca de recursos nativos também, incluindo mais 5000 blocos/materiais.
Curva de aprendizagem: a maioria dos profissionais tem dificuldade de aprendizado no V-Ray, enquanto o LumiOn tem uma interface de fácil aprendizagem.
Diante de todos esses fatores, já pensou se houvesse outra solução que reunisse os benefícios desses dois com o custo bem inferior? Existe outra ferramenta que contenha grande parte das vantagens de cada um? Sim! O Enscape! Com algumas limitações, obviamente, ele reúne vantagens das duas ferramentas citadas, e possui até alguns recursos a mais.
Opções de renders: render 360, passeio interativo, passeio virtual, realidade aumentada, estudos luminotécnicos e render de imagem;
Tempo de render: Renders muito rápidos, pois é render em tempo real, (como o LumiOn)
Fluxo de trabalho: o Enscape é um plugin, todo fluxo de trabalho é dentro do software, podendo inclusive navegar pelo seu software preferido.
Realismo: realismo para imagens internas e externas
Custo de licença: licença pró (1500 reais/ano), licença mensal (170 reais/mês)
Licença estudantil: Gratuita e de fácil acesso.
Bibliotecas nativas: Blocos de móveis super leves. Árvores e pessoas super realistas e leves. A única limitação é a pouca quantidade de blocos.
Curva de aprendizagem: a interface do Enscape é intuitiva e de fácil aprendizado, mais fácil que o LumiOn e muito mais fácil que o V-Ray
Vale salientar que para alcançar os mesmos níveis de realismo do V-Ray e do LumiOn, é preciso estudar também o Enscape, é um Plugin muito novo e com certeza a tendência é ser aprimorado, mas ele já está fazendo bastante sucesso para quem quer praticidade, produtividade, realismo e facilidade de uso.